"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"O PRIMEIRO VERÃO" SELECIONADO PARA MOSCOVO E XANGAI

A longa-metragem "O Primeiro verão", de Adriano Mendes, vai estar presente no programa oficial do Festival Internacional de Cinema de Moscovo e do Festival Internacional de Cinema de Xangai.


Longa-metragem de Adriano Mendes tem estreia internacional

A longa-metragem "O Primeiro verão", de Adriano Mendes, vai estar presente no programa oficial do Festival Internacional de Cinema de Moscovo e do Festival Internacional de Cinema de Xangai.

Ambos os festivais decorrem já neste mês de junho e fazem parte da lista dos 14 festivais competitivos de longas-metragens acreditados pela International Federation of Film Producers Associations (FIAPF) tal como Cannes, Berlin e Veneza.

A 36.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Moscovo (MIFF) acontece este ano de 19 a 28 de junho na capital russa e o seu programa completo será anunciado esta semana. "O Primeiro verão" integra a seleção oficial (fora de competição).

O MIFF é um dos festival mais antigo do mundo. A 1ª edição aconteceu em 1935, onde Sergei Eisenstein foi presidente do júri. A regularidade dá-se desde 1959 com periodicidade bienal até ao ano 2000 e anual a partir daí.

O Festival Internacional de Cinema de Xangai (SIFF) vai para a sua 17.ª edição e tem lugar de 14 a 22 de junho, com projeções em 47 salas da maior cidade da República Popular da China. "O Primeiro verão" foi selecionado para a secção "Spectrum" e tem quatro exibições programadas.

O panorama "Spectrum" (fora de competição) inclui mais de uma centena de filmes de todo o mundo como, por exemplo, "Her" de Spyke Jonze, "Grand Budapest Hotel" de Wes Anderson, "The Secret Life of Walter Mitty" de Ben Stiller, "Ilo Ilo" de Anthony Chen, tal como os mais recentes filmes dos realizadores Jason Reitman, Jim Jarmusch, Michel Gondry e Ridley Scott. Segundo o festival, “In Spectrum unit, you could experience and relish them as you were there.”

“O Primeiro verão” é a primeira obra do realizador, uma produção independente a cargo de Rui Mendes, e é protagonizada por Anabela Caetano. O filme estreou no IndieLisboa 2014 — 11.º Festival Internacional de Cinema Independente — onde venceu o Prémio TAP para Longa Metragem Portuguesa de Ficção e o Prémio Restart para Melhor Filme da Secção Novíssimos.

 

O Primeiro Verão
(Portugal, 2014, 105', ficção)
de Adriano Mendes
com Anabela Caetano

Sinopse
O Primeiro Verão marca os primeiros anos da nossa vida: somos mais livres depois do nosso primeiro Verão, daquele que nos faz tomar as primeiras decisões, que nos dá tempo para sentir as coisas à nossa maneira, sem pressa. Isabel conhece Miguel e todos os dias se aproximam um pouco mais. No Verão as coisas têm um ritmo próprio e não é certo que a estação seguinte perpetue a leveza desses dias quentes e livres.
Mas a estação seguinte traz novas provações e é preciso saber cuidar dos amores de Verão.

Biografia do realizador
Adriano Mendes (1988, Sertã, Portugal) desde 2001 que faz experiências na área do cinema, tendo realizado várias curtas-metragens exibidas e premiadas em festivais nacionais e internacionais.
Em 2011 concluiu a Licenciatura em Cinema, no ramo Realização, na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (ESTC).
A sua primeira longa-metragem, “O Primeiro Verão”, destacou-se no IndieLisboa 2014 e ganhou o Prémio TAP para Longa Metragem Portuguesa de Ficção e o Prémio Restart para Melhor Filme da Secção Novíssimos.


O Primeiro Verão (2014). Still. © Adriano Mendes

 

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "COLETTE"

Em parceria com a NOS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias do novo filme de Wash Westmoreland, que se realizam no próximo dia 11 de dezembro em Lisboa e Porto. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
35,869,035