"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"VER POESIA EM SINTRA"

“Ver Poesia em Sintra" é um projecto inédito em Portugal e consiste numa grande antologia de poesia dita, pensada especialmente para os invisuais, que vai passar a estar disponível ao público, em formato CD, a partir do dia 25 de Janeiro, na Biblioteca Municipal de Sintra.

“Ver Poesia em Sintra" é um projecto inédito em Portugal e consiste numa grande antologia de poesia dita, pensada especialmente para os invisuais, que vai passar a estar disponível ao público, em formato CD, a partir do dia 25 de Janeiro, na Biblioteca Municipal de Sintra.

O objectivo deste projecto é o de dar a ouvir poesia a todos, mas especialmente aos que não podem ou têm alguma dificuldade em ler, dando, assim, continuidade à parceria desenvolvida entre a Câmara de Sintra e a ACAPO, que tem tido outras realizações de relevo como as exposições de "ESCULTURA PARA TOCAR".

Dezassete poetas, actores e declamadores, entre eles a actriz Irene Cruz, a deputada Odete Santos, a escritora Rosa Lobato Faria ou o jornalista Nicolau Santos,  gravaram cerca de oito horas de poesia que constituem o embrião desta  antologia, que vai continuar a crescer até se atingir um panorama tão completo quanto possível da poesia em português.

"VER POESIA EM SINTRA" parte da ideia de que toda a poesia começa por ser música da voz e ainda da certeza de que a raiz  da alma lusitana se expressa em primeiro lugar através da poesia dos nossos melhores poetas, ou não fosse voz corrente que "Portugal é um país de poetas".

Nesta antologia, a poesia pode ser escolhida por autor, por época ou por declamador, constituindo assim um meio de estudo ou de puro prazer pelo desfrute desta arte maior.

A apresentação do projecto "VER E POESIA EM SINTRA" terá lugar na Biblioteca Municipal de Sintra, no dia 25 de Janeiro, pelas 14H30, com a presença de muitos dos poetas, actores e declamadores que muito gentilmente quiseram colaborar e ainda do Presidente da Câmara Municipal de Sintra.

Colectânea de Poesia para Cegos contou com a colaboração de:

Ângela Pinto - actriz
Carlos Paulo - actor
Rosa Lobato de Faria - escritora e actriz
Orlando Costa - actor
Jorge Lino - Juiz do Supremo Tribunal Administrativo
Francisco Queirós - declamador
Herminia Tojal - actriz
Joaquim Pessoa - poeta
José Fanha - poeta
José Jorge Letria - poeta
Manuel Freire - declamador e cantor, Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores
Mário Máximo - poeta
Odete Santos - declamadora e ex-deputada
Elsa Noronha - declamadora
Vitor de Sousa -actor
Irene Cruz -actriz
Nicolau Santos - jornalista do Expresso

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
35,885,008