"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Destaques

7 Maravilhas à Mesa®

As Mesas de Da Bairrada ao Mondego e Lajes do Pico foram as duas apuradas, numa Gala emitida pela RTP1 e RTP Internacional, que teve o Solar do Vinho do Dão, em Viseu, como pano de fundo do cenário.


Da Bairrada ao Mondego e Lajes do Pico passam à final das 7 Maravilhas à Mesa®
Para além das duas mesas que passam à final, estavam em votação as mesas de Montalegre, Palmela Porto Moniz, Tavira e Viseu, que terminam aqui a sua participação na eleição das 7 Maravilhas à Mesa®.

Ainda há 8 finalistas para apurar nos próximos domingos, até 2 de setembro. As 14 finalistas voltam a ser votadas entre 9 e 16 de setembro, e mantêm nessa segunda fase de votação pública os mesmos números de telefone atribuídos.

Em votação desde 20 de julho estão mais 35 mesas candidatas a Maravilha de Portugal. A votação é feita por chamada telefónica e as Mesas vão sendo eliminadas nas Galas a emitir todos os domingos, com duas candidatas apuradas em cada Gala, que passam assim à Final a 16 de setembro. Os números de votação podem ser consultados no site oficial das 7 Maravilhas.

David Fonseca, que já havia estado o ano passado numa das Galas das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias em Pedrógão Grande, foi o artista convidado da noite. Interpretou o novo tema “Oh My Heart”, num momento único que fascinou o público que se deslocou ao Solar do Vinho do Dão para assistir ao vivo.

Sobre as 7 Maravilhas à Mesa®
O grande objetivo das 7 Maravilhas à Mesa® é promover as regiões e o mundo rural, através da gastronomia e dos vinhos, fomentando o turismo e as experiências no território. Um país tão pequeno, mas tão rico na sua diversidade de pratos de norte a sul do país e ilhas e no desafio da sua harmonização com os vinhos produzidos localmente e a oferta turística adjacente.

Em cada uma das 7 galas com emissão televisiva serão eleitas 2 mesas finalistas, num total de 14.

Os vencedores serão os mais votados numa 8ª gala em Albufeira, a Finalíssima, obtendo-se um roteiro eno-gastronómico único, de expressão nacional.

O projeto conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Conta ainda com o Apoio Institucional do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, do Ministério do Mar, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Secretaria de Estado do Turismo, do Turismo de Portugal, dos Vinhos de Portugal e dos Vinhos do Dão.

É desenvolvido em parceria com a AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho, e a AHRESP - Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

O Conselho Científico é constituído pela Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal, a Associação Portugal Genial, a Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, o IVV, a RIPTUR – Rede de Instituições Politécnicas do Turismo e o Turismo de Portugal.

RTP é a Televisão Oficial.

As 7 Maravilhas à Mesa®, são patrocinadas pelos cafés NICOLA.

Os automóveis MITSUBISHI MOTORS são o Carro Oficial do projeto.

A marca portuguesa de combustíveis PRIO é parceira na categoria de Combustível Oficial.

SPAL Porcelanas é parceira envolvida com a criação e produção dos troféus oficiais dos Finalistas e Vencedores.

EPAL (Grupo Águas de Portugal), apoia as 7 Maravilhas à Mesa®, reforçando o apelo ao consumo de água da torneira.

Todo o trabalho de imagem e comunicação das 7 Maravilhas®, é desenvolvido pela IVITY.

TAVOLANOSTRA é a produtora responsável pela direção artística das Galas.

Todo o processo de eleição é auditado pela empresa internacional de auditores PwC. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
35,338,234