"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "OPERAÇÃO ENTEBBE"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias que irão decorrer em Lisboa (3ª feira, 27 de março) e em Gaia (4ª feira, 28 de março). 

Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!


ANTESTREIAS
Lisboa - Cinema NOS, Alvaláxia | 27 de março (3ª feira) às 21h15
Gaia - UCI, Arrábida Shopping | 28 de março (4ª feira) às 21h30

 

Dez anos depois da consagração internacional de Tropa de Elite com a conquista do Urso de Ouro no Festival de Berlin, o realizador brasileiro José Padilha assina um novo filme, desta vez o thriller político Operação Entebbe (7 Days in Entebbe).

Inspirada em eventos verídicos, o filme retrata a arriscada operação de salvamento de um grupo de passageiros tomados como reféns por terroristas no voo Air France 139, que fazia a ligação de Tel Aviv para Paris, via Atenas, em 1976. Daniel Brühl (Rush – Duelo de Rivais) e Rosamund Pike (Em Parte Incerta), encarnam o papel dos sequestradores nesta produção britânica, rodada em três países. Com as negociações a decorrer, 195 passageiros foram libertados mas 107 mantiveram-se como reféns num armazém do aeroporto – 95 judeus com passaportes israelitas e 12 tripulantes do avião, vigiados por 7 terroristas (cinco palestinos, um alemão e uma alemã) e protegidos por soldados do Uganda. A exigência da célula do terror: a libertação de prisioneiros da Frente de Libertação Palestina detidos em Israel e em outros quatro países. Se a libertação não acontecer até ao dia 4 de julho, os terroristas fazem explodir o Airbus com os reféns lá dentro. Israel fingiu negociar, mas em segredo preparou uma operação de resgate minuciosa. No fim da noite do dia 3, quatro aviões militares com cem comandos de elite e uma unidade médica partiram de Tel Aviv para Uganda. Com eficiência e rapidez, os comandos israelitas libertaram os reféns, deixando mortos todos os sete terroristas e cerca de 20 militares locais. A primeira reação do Presidente do Uganda, Idi Amin (Nonso Anozie) foi felicitar as suas tropas por "repelir os invasores". Dias depois congratulou-se com os israelitas pelo sucesso do resgate e anunciou a intenção de romper com o terrorismo. Eddie Marsan (21 Gramas) interpreta o papel do ministro da Defesa de Israel, Shimon Peres.


O filme mostra o sequestro do avião sob dois pontos de vista: por um lado, mostramos a perspetiva dos terroristas alemães que participaram da ação, como esta perspetiva muda a partir da interação deles com os sequestrados, em particular com o engenheiro de voo Jacques Lemoine (interpretado por Denis Menochet). Por outro lado, mostramos o embate político entre Isaac Rabin (primeiro-ministro) e Shimon Peres (ministro de Defesa) a respeito do que fazer: negociar ou arriscar a vida de uma centena de reféns numa operação de resgate com pouca probabilidade de sucesso. Ao adotar estes dois pontos de vista, o filme critica o terrorismo e mostra que a posição pró-negociação com terroristas, que sempre foi difícil para políticos Israelitas, ficou ainda mais difícil depois do incidente. E sugere que talvez isto tenha afetado a disposição da direita de Israel de negociar com lideranças palestinas, mesmo que elas não estejam envolvidas com terrorismo. E para os espectadores mais atentos, o filme tem ainda uma componente metafórica, inserido nele através de uma peça de balé famosa em Israel - onde os bailarinos se despem de trajes judaicos ortodoxos.- José Padilha, Realizador



 ESTREIA DIA 29 DE MAIO NOS CINEMAS!



:: PASSATEMPO ENCERRADO ::
... e os VENCEDORES são:

LISBOA
Ana Sofia Ribeiro Correia
André Filipe Batista Xavier
André Grilo
Carlos Jorge Lopes Rodrigues
Esmeralda Bureau
João Filipe Fernandes Cavaleiro
Maria Rita Fontes
Nelson Neves
Nuno Filipe dos Reis Torgal André
Ricardo Bôto

GAIA
Andreia Baptista
Joel Pinto
José Daniel Rocha Oliveira
Manuel Joaquim de Oliveira Ferreira
Manuela Dias
Margarida Maria Silva Neri
Mauro Vieira
Rui Paulo Lima Vieira
Sandra Couto
Sofia Luz

Parabéns aos felizes contemplados e votos de bom filme!

O nosso agradecimento a todos os participantes.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do documentário "Maria by Callas"

Em parceria com a Leopardo Filmes, temos o prazer de oferecer convites duplos para a antestreia do documentário MARIA BY CALLAS, de Tom Volf, na próxima segunda-feira, dia 23 de abril às 21h30 no Espaço Nimas. Participe já e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para "5 Lésbicas e uma Quiche"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo que estreia dia 18 de abril no Teatro Armando Cortez - Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o concerto "Horns Ahead"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites para o concerto da Orquestra de Jazz de Espinho, com João Moreira (trompete), dia 21 de abril (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
33,569,493