"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património

Intervenção na Sé Catedral do Porto vai começar

Terá início a breve prazo a empreitada de reestruturação do circuito de visita da Sé Catedral do Porto, secundada, embora com trabalhos em simultâneo, pela empreitada de reforço estrutural da Escadaria Nasoni da Sé, intervenções a realizar no âmbito da Operação Rota das Catedrais a Norte, promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte e Fábrica da Catedral do Porto.


Com um montante global de investimento previsto para a Sé Catedral do Porto de 636 mil euros, a Operação Rota das Catedrais a Norte é comparticipada em 85% pelo Programa Operacional Norte 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e no seu conjunto abrange intervenções nas Sés do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Lamego, Bragança e Concatedral de Miranda do Douro, com um total de investimento de 2,5 Milhões de Euros.

À reestruturação do circuito de visita, com redução de barreiras arquitetónicas e infraestruturas técnicas, e reforço estrutural da Escadaria Nasoni, irão seguir-se outras intervenções, nomeadamente a empreitada de substituição da cobertura da Capela-Mor e trabalhos simultâneos de reforço estrutural da abóbada em pedra, associando trabalhos de conservação no retábulo-mor.

Recorde-se que, no âmbito da intervenção programada para a Sé Catedral do Porto, foram já executados os trabalhos de conservação e restauro das caixas dos dois órgãos da Capela-Mor e recuperação das dependências diretas, bem como o reforço estrutural dos varandins dos dois órgãos, encontrando-se em fase de execução o trabalho de conservação e restauro do vitral do Transepto Sul. No passado mês de abril, teve lugar a inauguração do restauro dos 2 órgãos históricos da Capela-Mor da Sé Catedral do Porto.

Projeto Rota das Catedrais

O projeto nacional, designado por “Rota das Catedrais”, foi criado em Junho 2009 através de um Acordo de Cooperação celebrado entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa.

Na Região Norte, este projeto foi assumido pela Direção Regional de Cultura e pelas entidades eclesiásticas das 6 Dioceses da Região, nomeadamente Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Lamego e Bragança/Miranda.

No último Quadro Comunitário, no âmbito do ON2 – Novo Norte e através de uma Operação designada por “Rota das Catedrais no Norte de Portugal”, este projeto teve um forte impulso de valorização e dinamização na Região. Tratou-se de uma candidatura que visou “abrir a porta a estes espaços” e integrou intervenções infraestruturais e imateriais que visaram resolver situações críticas ao nível do edificado e do património integrado, bem com a restruturação funcional de espaços e as imateriais centraram-se na dinamização de atividades culturais como exposições, concertos musicais e encenações teatrais.

A Operação “Rota das Catedrais a Norte”, agora em curso e com um investimento global a rondar os 2,5 Milhões de Euros, insere-se na estratégia continuada de requalificação e promoção das Catedrais e da sua Rota, pelo que as intervenções propostas visam fundamentalmente capacitar e qualificar a visita. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Antestreia do filme A PARTIR DE UMA HISTÓRIA VERDADEIRA

Baseado no romance de Delphine de Vigan este filme foi a aposta do Festival de Cannes para ser o filme de encerramento da seleção oficial, extracompetição. Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites para a antestreia em Gaia e Lisboa, dia 20 de dezembro. Habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para o musical POCAHONTAS

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para esta peça de teatro musical que está em cena até 30 de dezembro, nos cinemas UCI do El Corte Inglés, em Lisboa. Participe e... boa sorte!  

Visitas
32,422,725