"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festival AmadoraBD vai evocar Jack Kirby e Will Eisner

Próxima edição, que tem início a 27 de outubro, é dedicada à reportagem.


Os autores e editores Jack Kirby e Will Eisner, dois nomes fundamentais da banda desenhada norte-americana, vão ser recordados no Festival AmadoraBD, que começa a 27 de outubro e cujo tema central é dedicado à reportagem.

De acordo com informação revelada à Agência Lusa, o Fórum Luís de Camões, palco central do festival, acolherá exposições evocativas do centenário do nascimento de "dois autores lendários" da Nona Arte, reunindo "pranchas de colecionadores importantes como Tom Kraft, Bechara Maalaf e Denis Kitchen".

Will Eisner, que morreu em 2005, é considerado o pai da novela gráfica, e nesse sentido precursor da banda desenhada moderna, com obras como Um contrato com DeusO grande jogo e a série The Spirit.

Jack Kirby criou histórias e personagens como Capitão América, Hulk e Os Vingadores – juntamente como Joe Simon e Stan Lee –, que influenciaram sucessivas gerações de autores de banda desenhada. Morreu em 1994 aos 76 anos.

A organização do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (AmadoraBD) já tinha anunciado que o tema central nesta 28.ª edição seria a reportagem, um dos géneros do jornalismo.

Intitulada Contar o mundo – A reportagem em banda desenhada, a exposição central é comissariada por Sara Figueiredo Costa e pretende assumir "a banda desenhada sem fronteiras muito delimitadas", sendo um dos autores escolhidos o francês Constantin Guys, do século XIX.

"O que se pretende é mostrar trabalhos jornalísticos, ou a caminho de o serem, e levantar algumas questões sobre as fronteiras do jornalismo e da reportagem (a questão da objetividade, da imparcialidade e do apagamento do repórter no trabalho)", afirma a organização.

Como venceu em 2016 o prémio de melhor álbum do AmadoraBD com Tudo isto é fado!, Nuno Saraiva será o autor em destaque desta edição, com direito a uma exposição. É dele o cartaz oficial do festival, já divulgado.

O AmadoraBD, organizado pela Câmara Municipal da Amadora, cumprirá a 28.ª edição de 27 de outubro a 12 de novembro com exposições, lançamentos e a presença de autores portugueses e estrangeiros.


por Lusa in Público | 10 de outubro de 2017
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia de "O CASTELO DE VIDRO"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais oferecemos neste passatempo convites duplos para a antestreia que se realiza no próximo dia 18 de outubro (quarta-feira), em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, divulgamos aqui os nomes dos vencedores! 

Visitas
32,038,149