"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MONSANTO E MONSARAZ SÃO FINALISTAS NAS 7 MARAVILHAS

A votação nas aldeias a concurso na eleição das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias continua a decorrer, com mais duas finalistas apuradas na categoria de Aldeias Monumento: Monsanto e Monsaraz.

A Gala foi transmitida ontem à noite pela RTP, Televisão Oficial, em direto a partir de Monsanto, no concelho de Idanha a Nova. Nesta Gala estiveram a votação 7 aldeias: Almeida, Estoi, Evoramonte, Idanha a Velha, Monsanto, Monsaraz e Sortelha.

Tatanka, músico e vocalista dos The Black Mamba, assume, a convite da Produtora Tavolanostra, a missão de mentor musical do projeto. Ao longo das Galas protagoniza com Artistas Convidados, momentos acústicos únicos e intimistas, sendo que ontem partilhou o palco com António Zambujo e com as Adufeiras de Monsanto. Os Artistas convidados são Embaixadores do projeto e associam-se a esta causa nacional, são vozes ativas na preservação e divulgação das nossas aldeias e das suas gentes.

A eleição das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias está organizada em 7 Galas eliminatórias por categoria e as 49 aldeias a concurso são votadas todos os domingos, por chamada telefónica. As aldeias mais votadas em cada categoria são reveladas nas Galas emitidas em direto pela RTP todos os domingos de julho e agosto, a partir das 21h e durante cerca de 2 horas. Em cada Gala são apuradas duas finalistas, que passam à fase final de votação (de 27 de agosto a 3 de setembro).

Já foram votadas as Aldeias Ribeirinhas a 9 de julho, as Aldeias Rurais a 16 de julho, as Aldeias de Mar a 23 de julho. A 30 de julho foram votadas as Aldeias Remotas e as Aldeias Autênticas a 6 de agosto. A 13 de agosto as Aldeias Monumento e a 20 de agosto as Aldeias em Áreas Protegidas.

A 27 de agosto a RTP transmite um programa sobre as 14 finalistas apuradas nas Galas anteriores (duas em cada Gala), e começa uma semana inteira de votação, até ao domingo seguinte. As 7 eleitas são conhecidas a 3 de setembro, no Piódão, na Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias.

 

Sobre as 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias

As candidatas a 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias são organizadas em 7 categorias e as 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, não podendo ser eleitas mais do que três aldeias por região. As categorias são: Aldeias-Monumento; Aldeias de Mar; Aldeias Ribeirinhas; Aldeias Rurais; Aldeias Remotas; Aldeias Autênticas; e Aldeias em Áreas Protegidas.

Este projeto conta ainda com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretária de Estado do Turismo, da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Turismo de Portugal, da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Centro Nacional de Cultura, Instituto de História Contemporânea, a Federação Minha Terra, e Associação Portugal Genial.

As 7 Maravilhas de Portugal® - Aldeias, são patrocinadas pela iki mobile, primeira marca portuguesa de telemóveis em cortiça. A RTP é a Televisão Oficial .

Os automóveis KIA são o Carro Oficial do projeto, acompanhando este roadshow por todo o país.

A SPAL Porcelanas é parceira envolvida com a criação e produção dos troféus oficiais dos Finalistas e Vencedores.

A EPAL (Grupo Águas de Portugal), igualmente parceira, desenvolveu uma edição limitada de garrafas Fill Forever com o logo 7 Maravilhas de Portugal® - Aldeias.

A Tavolanostra é a produtora responsável pela Direção Artística das Galas.

Todo o processo de eleição é auditado pela empresa internacional de auditores PwC.

Para mais informações: www.facebook.com/7maravilhas | www.7maravilhas.pt

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
32,237,018