"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Uma Peça | Um Museu

ESCRITÓRIO (VENTÓ)

Esta arca enquadra-se tipologicamente nas peças de mobiliário habitualmente designadas por ventó.

Uma peça do Museu do Oriente.

 

Escritório (ventó)
Japão, período Meiji ((1868-1912), segunda metade do século XIX - início do século XX
Madeira, laca japonesa (urushi) e liga metálica (ferragens)
22,5 × 20,5 × 32,5 cm
Museu do Oriente/ FO/0624

Ventó ou bentó (de bento), o termo japonês para designar uma pequena arca com porta de abertura lateral, é um vocábulo coevo que surge sobretudo na epistolografia religiosa dos séculos XVI e XVII e que se aplicava quase indistintamente a contadores e escritórios acharoados provenientes da Ásia.

No âmbito da presença europeia no Japão nos séculos xvi-xvii, estas peças eram executadas para o mercado de exportação, sendo utilizadas na mesa de escrita ou sobre pequenas bases, podendo no entanto servir também para transportar objetos preciosos, incluindo joias.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Antestreia do filme A PARTIR DE UMA HISTÓRIA VERDADEIRA

Baseado no romance de Delphine de Vigan este filme foi a aposta do Festival de Cannes para ser o filme de encerramento da seleção oficial, extracompetição. Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites para a antestreia em Gaia e Lisboa, dia 20 de dezembro. Habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para o musical POCAHONTAS

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para esta peça de teatro musical que está em cena até 30 de dezembro, nos cinemas UCI do El Corte Inglés, em Lisboa. Participe e... boa sorte!  

Visitas
32,422,682