"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cinco cidades recebem a 10.ª Festa do Cinema Italiano

De 5 a 13 de abril, a 10.ª edição chega em simultâneo a mais cidades. E traz o ansiado Sonhos Cor-de-Rosa, de Marco Bellochio

Sonhos Cor-de-Rosa, de Marco Bellochio, é o filme de abertura | Direitos reservados

 

Stefano Savio, diretor da Festa do Cinema Italiano, ontem dizia, no lançamento desta edição número dez, que o objetivo é tentar chegar a todos os públicos. Um festival transversal. De facto, na variedade é que está o ganho - tem sido sempre assim ao longo de uma década. Savio chamou a este evento um "puto": "Um puto que está a crescer bem e com saúde." Neste ano, pela primeira vez, a volta ao país é em simultâneo com mais cidades além de Lisboa. Porto, Coimbra, Almada e Setúbal recebem os mesmos filmes, muitas vezes à mesma hora.

De 5 a 13 de abril celebra-se com qualidade o cinema e a cultura italianos numa programação sempre criteriosa, neste ano apenas se estranha a ausência de convidados com maior peso. O cineasta Roberto Andó e a atriz Violante Placido são, ainda assim, os nomes mais sonantes.

Em termos de títulos apetecíveis, dois filmes saltam logo à vista: Amigos, Amigos, Telemóveis à Parte, de Paolo Genovese, e Sonhos Cor--de-Rosa, de Marco Bellochio, dois filmes com estreia marcada para breve. O primeiro é uma comédia sobre um grupo de amigos que num jantar descobre que todos têm uma vida secreta escondida nas mensagens dos seus telemóveis. Trata-se do maior êxito das bilheteiras italianas da última temporada. Quanto ao novo de Bellochio, estreia-se no nosso mercado no dia 6 e aqui funcionará como filme de abertura. Não se trata de um Bellochio vintage mas não deixa de ser um belo filme sobre como a infância pode ser um território assolador. Tem Bérenice Bejo no elenco e arrisca-se a ser o acontecimento desta edição comemorativa.

O cineasta celebrado neste ano é o rei da comédia italiana, Dino Risi. Uma homenagem com dez filmes e feita em colaboração com a Cinemateca. A secção Amacord também mostra filmes em formato de homenagem e aí destaque grande para a sessão de Suspiria, o filme de terror de Dario Argento, o mestre do cinema de género italiano. Suspiria passará numa cópia restaurada que, por certo, vai criar ciúmes ao MOTELx. O sangue vermelho destas donzelas será em breve refilmado, agora através do olhar de Luca Guadagnino.

O mercado de Santa Clara, em Lisboa, acolhe uma das sessões mais faladas da Festa, o Cine-Jantar, onde se cruzam os prazeres da mesa com o apetite cinéfilo. Neste ano o filme escolhido é A Viagem a Itália, de Michael Winterbottom, que injustamente passou ao lado no circuito comercial em 2015. Uma comédia com Steve Coogan que nos mostra dois britânicos a descobrir a gastronomia italiana em Ligúria, Toscana, Roma, Amalfi e Capri.

Os dias 7 e 8 talvez sejam o ponto alto desta festa: o primeiro fórum de codesenvolvimento e criação de projetos cinematográficos ítalo--portugueses. O objetivo é fomentar o conhecimento mútuo das duas cinematografias. Trata-se de um evento fechado para a indústria mas que pode ser importante para os produtores portugueses. Segundo a organização, produtores famosos italianos já garantiram a presença.

Apesar da vertente da competição não ser o prato forte desta Festa, há aposta forte no júri. Rita Blanco e o montador João Brás já aceitaram o convite e, nos próximos dias, será anunciado mais um jurado. A plataforma Filmin terá um olhar especial ao cinema italiano durante a Festa.


por Rui Pedro Tendinha in Diário de Notícias | 17 de março de 2017

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o concerto de Jozef Van Wissem

Em parceria com Auditório de Espinho, temos convites duplos para assistir ao concerto de Jozef Van Wissem, no próximo sábado (27 de maio) às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos felizes contemplados.

Passatempo

Ganhe 1 bilhete duplo para o concerto do Momo!

Momo anuncia dois concertos de lançamento de “Voá” em Lisboa e Porto, dias 27 de maio no Maus Hábitos, no Porto, e dia 2 de junho na Casa Independente em Lisboa.Em parceria com a Universal Music, temos convites duplos para oferecer! Passatempo encerrado. Anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
31,082,608