"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património

Designe um sítio do património para "Os 7 mais ameaçados"

Se conhece algum património importante que esteja em perigo - um monumento histórico, um sítio arqueológico, um lugar de culto, um complexo industrial, um parque histórico, um museu ou mesmo um bem imaterial - indique-o para o programa “Os 7 mais ameaçados” de 2018


Por toda a Europa existem monumentos e sítios em perigo. Uns por falta de recursos financeiros ou técnicos, outros devido a desastres naturais ou ações humanas. Para encontrar um futuro viável para  esses locais, a Europa Nostra, principal organização Europeia do património – representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura –, celebrou, em 2013, uma parceria com o Instituto do Banco Europeu de Investimento e lançou o programa “Os 7 mais ameaçados”.

O programa “Os 7 mais ameaçados” vem em auxílio de monumentos e sítios em perigo mobilizando, para o efeito, a sociedade civil e, ainda, parceiros públicos e privados. Não se trata de um programa de financiamento mas um intrumento catalizador da ação.

Esta iniciativa tem o apoio do programa “Europa Criativa” da União Europeia, no quadro do projeto de rede da Europa Nostra “Mainstreaming Heritage”.

A lista final dos 7 sítios mais ameaçados na Europa será tornada pública em fevereiro de 2018, durante o Ano Europeu do Património Cultural.

As nomeações podem ser submetidas por Organizações Membro da Europa Nostra e ainda por instituições públicas e privadas reconhecidas no domínio do património situadas em países em que a Europa Nostra não esteja ainda representada.

Somente com a sua ajuda podemos salvar os tesouros do nosso património comum!

>> Submeta a sua nomeação
Data limite: 30 de junho de 2017



Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o concerto de Jozef Van Wissem

Em parceria com Auditório de Espinho, temos convites duplos para assistir ao concerto de Jozef Van Wissem, no próximo sábado (27 de maio) às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos felizes contemplados.

Passatempo

Ganhe 1 bilhete duplo para o concerto do Momo!

Momo anuncia dois concertos de lançamento de “Voá” em Lisboa e Porto, dias 27 de maio no Maus Hábitos, no Porto, e dia 2 de junho na Casa Independente em Lisboa.Em parceria com a Universal Music, temos convites duplos para oferecer! Passatempo encerrado. Anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
31,082,615