"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Destaques

Fórum do Património 2017: Os cidadãos unem esforços

Cinco ONG do Património propõem-se dar voz aos cidadãos que lutam pela defesa do bem comum e da preservação dos valores fundamentais da sociedade reunindo num Fórum as associações de âmbito local, regional ou nacional em atividade, de modo a potenciar a sua influência junto dos decisores políticos.

10 de Abril, na Sociedade de Geografia de Lisboa

Este evento é essencialmente destinado às ONG que se dedicam à salvaguarda do Património Cultural Construído e pretende constituir-se como um espaço de debate e de tomada de posição relativamente a quatro áreas temáticas que refletem as principais questões que hoje enfrentamos quando falamos e intervimos em Património Cultural Construído.
Embora os principais protagonistas do Fórum sejam as ONG do Património que se encontram em atividade, esta iniciativa pretende fazer chegar a sua mensagem aos decisores políticos e a todos os parceiros dos setores de atividade que diretamente ou indiretamente envolvem o Património Cultural Construído.
Sendo o Património cultural algo que concerne os cidadãos de uma forma global, o Fórum do Património acolhe ainda todos os interessados nesta matéria e que procurem uma abordagem cívica para as questões da nossa herança cultural comum. 

Destinatários

Embora os principais protagonistas do Fórum sejam as ONG do Património que se encontram em atividade, esta iniciativa pretende fazer chegar a sua mensagem aos decisores políticos, a todos os parceiros dos setores de atividade que diretamente ou indiretamente envolvem o Património Cultural Construído e aos cidadãos em geral.

Assim, estão convidadas a participar como observadoras todas as entidades interessadas: Câmaras municipais de localidades com centro histórico, órgãos da administração regional e central, universidades e politécnicos, ordens e associações de profissionais mais diretamente envolvidos na temática do Fórum (engenheiros, arquitetos, paisagistas, conservadores-restauradores, arqueólogos), associações de setores relevantes, nomeadamente da construção e do imobiliário e, finalmente, os meios de comunicação social.

Formato

O Fórum, com a duração de um dia, terá lugar segunda-feira, 10 de abril de 2017, e constará de quatro sessões focando quatro temas, desdobrados em 17 subtemas, em correspondência com os objetivos acima enunciados.

As quatro sessões terão a duração máxima de 1h30, separadas por pausas para café e para o almoço. Antes do fecho será lida uma declaração final. As sessões funcionarão em discussão aberta com um moderador, sendo o tema previamente introduzido através de uma apresentação por um orador convidado. As ONG deverão inscrever-se antecipadamente nas sessões onde pretendam intervir, sendo limitado o número de sessões em que o poderão fazer, assim como o número máximo de ONG por sessão e o tempo máximo de cada intervenção. No final de cada sessão o moderador resumirá os pontos principais da discussão e enunciará as conclusões, a ter em conta na declaração final.

>> Programa

Convidados

Maria Calado

Professora Associada da FAUTL, Licenciada em História pela Universidade de Lisboa, pós-graduada em Museologia, e Doutorada em Arquitetura pela UTL. Presidente do Conselho de Escola.
Investigadora em áreas como Arquitetura, Urbanismo e Património Cultural. Tem obras publicadas sobre estas temáticas.
Tem colaborado em Planos Diretores, Planos de Salvaguarda e Valorização e Projetos Culturais e Artísticos de Lisboa, com destaque para a Carta do Património desta cidade. Tem vários projetos e obras premiadas. Coordenou as Jornadas Europeias do Património do Conselho da Europa em 2002 e 2003 e dirigiu o Laboratório de Valorização do Património da FAUTL entre 2004-2009. É atualmente presidente da direção do Centro Nacional de Cultura.

 

João Caninas

Doutorando em Arqueologia (Universidade de Évora). Mestre em Arqueologia (Faculdade de Letras da Universidade do Porto). Licenciado em Engenharia Eletrotécnica (Instituto Superior Técnico). Membro da Associação de Estudos do Alto Tejo, da Associação dos Arqueólogos Portugueses (1982) e da Associação Profissional de Arqueólogos (desde 1995). Arqueólogo desde 1983. Tem participado e dirigido projetos de investigação arqueológica e é consultor em património cultural, colaborando com diversas empresas na elaboração de instrumentos da política de ambiente e no acompanhamento arqueológico de obras. É coautor de publicações da sua área desde 1978.

 

Sandro Mendonça

É Professor da ISCTE Business School e Diretor da Licenciatura em Economia do ISCTE. Lecionou e tem colaborado com o ISEG, a Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, a Universidade Autónoma de Lisboa e o Instituto de Estudos Superiores Militares. Tem sido consultor de instituições como a FCT, e a Gulbenkian, entre outras. Tem colaborado em programas de Doutoramento com universidades na República Popular da China, foi "Visiting Fellow" do King's College, London, é "Fellow" do German Marshall Fund of the United States e "Associate Faculty" do SPRU, Universidade de Sussex, Reino Unido.

 

Sneška Quaedvlieg-Mihailovi?

Licenciou-se em Direito Internacional em Belgrado (Jugoslávia). Depois de obter um diploma de pós-graduação em Política e Direito Europeu em Nancy (França), trabalhou para a Comissão Europeia e para o Comité Económico e Social da CE em Bruxelas e depois para a Delegação da CE em Belgrado. Foi um dos fundadores, e a primeira Secretário-Geral do Movimento Europeu na Jugoslávia. Em janeiro de 1992 ingressou na equipa da Europa Nostra. Foi, em particular, responsável pelas relações com as organizações europeias e atuou como coordenadora do Grupo do Património Europeu. Em Outubro de 2000, assumiu o cargo de Secretária Geral da Europa Nostra. 

Convidados de Honra

Será convidado o Sr. Presidente da República, o Sr. Ministro e/ou Secretário de Estado da Cultura, a Sr.ª Diretora-Geral do Património Cultural, os Srs. Diretores Regionais de Cultura, o Sr. Presidente da Associação de Municípios com Centro Histórico e o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Serão também convidados dirigentes de ONG internacionais relacionadas com a temática do Fórum.

 

>> Inscrições e Inquérito às ONG

 

 

Comissão Organizadora

O Fórum do Património - 2017 é organizado pelas seguintes instituições:

GECoRPA – Grémio do Património

Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial 

Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos

Associação Portuguesa de Casas Antigas

Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e a Proteção do Património


 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "A Última Noite do Capitão"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para assistir a esta Tragicommedia dell'arte, no próximo dia 24 de setembro (domingo), às 21h00, no Teatro Armando Cortez, Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
31,871,896