"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Bisonte

A Assírio & Alvim publica, a 21 de abril, Bisonte, o novo livro de Daniel Jonas, que no ano passado foi galardoado com o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes, da Associação Portuguesa de Escritores, pelo livro (Assírio & Alvim, 2014).

Novo livro de Daniel Jonas  

Bisonte chega este mês às livrarias 

Bisonte procura acolher uma poética de largo espectro, orçando grandes espaços, ruminando o horizonte, tratando de grandes pinceladas rítmicas. Estilisticamente livre, coopta várias dimensões líricas, formalmente múltiplas, com um certo apetite por poemas longos e 'paisagistas', discursivos e de fundo fôlego. O poema mimetiza o grande quadrúpede e a sua estepe. Subitamente, o grande páramo é engolido no vórtice de uma miniatura, como a flor para o bisonte. É deste modo uma poética de escalas e, se aproximadamente interpretável, trataria do problema da anulação, de um tipo de olhar romântico, natural, pulverizado por blocos coletivos e grandes agremiações unitárias militando contra o individual. Se o poema é um animal não pode dizer nada e a poesia nada diz. E, contudo, é loquaz, um torrencial e irreprimível movimento altíssono condenado paradoxalmente a desaguar num mar tonitruante que estrangula o dito na sua câmara de gritos. Ameaçado de extinção, o poema é o bisonte. E a extinção é, de certo modo, a negação da história.  

Primeiras páginas disponíveis aqui.

 

Sobre o Autor

Daniel Jonas nasceu no Porto, em 1973. É Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade de Lisboa com uma dissertação sobre o poeta inglês John Milton, de que resultou a tradução de Paraíso Perdido. Tem vários livros de poesia publicados, entre eles Os Fantasmas Inquilinos e Sonótono (Prémio Pen Clube de Poesia 2008). Traduziu Um Punhado de Pó, de Evelyn Waugh, e Seis Personagens à Procura de um Autor, de Luigi Pirandello. Em 2014 lançou na Assírio & Alvim Nó, livro que ganhou o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes.

 

Título: Bisonte
Autor: Daniel Jonas
N.º de Páginas: 136
PVP: 13,30 €
Coleção: Poesia Inédita Portuguesa

2016-04-14

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
35,884,977