"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Rota dos Moinhos, em Alenquer

Os moinhos de vento são um marco da região de Alenquer. Testemunhas vivas do tempo e da história, escondem velhas lendas carregadas de tradição e misticismo.

© Câmara Municipal de Alenquer © Câmara Municipal de Alenquer © Câmara Municipal de Alenquer © Câmara Municipal de Alenquer © Câmara Municipal de Alenquer

Característico da paisagem rural, eles comprovam a sabedoria e a técnica popular no aproveitamento das potencialidades endógenas que os rodeiam, sendo símbolos evidentes de uma terra fértil e laboriosamente tratada.
Atualmente, a adaptação e o aperfeiçoamento dos moinhos no que respeita à sua valorização enquanto produto turístico possibilitou a sua proliferação e interesse patrimonial.
A rota dos moinhos de Alenquer integra o espírito acima descrito.
As freguesias de Cabanas de Torres, Santana da Carnota, Ventosa e Vila Verde dos Francos são, neste momento, as que compõem esta iniciativa.

Pontos de Interesse
Moinho de Cabanas de Torres
Moinho de Lapaduços
Moinho de Penedos
Moinhos do Lugar da Serra

 

Agenda
Colóquios, Conferências e Debates

À Conversa com…

Museu de Cerâmica de Sacavém 23 Set   |  15h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "A Última Noite do Capitão"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para assistir a esta Tragicommedia dell'arte, no próximo dia 24 de setembro (domingo), às 21h00, no Teatro Armando Cortez, Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
31,849,697