"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

À descoberta de Castanheira de Pera

Roteiro onde se conciliam, de modo particular, o património histórico, erudito, vernáculo e tradicional com o património natural e ambiental.

Podem ser admiradas vetustas aldeias em xisto, algumas, infelizmente, praticamente abandonadas e em escombros; o idílico vale da Ribeira de Pera, linha de água límpida, pontilhada por azenhas, açudes, quedas de água e piscinas naturais, bem como as belas panorâmicas sobre a Serra da Lousã e formações circundantes. Outro motivo de destaque, para os amantes da Natureza, é a possibilidade de se observarem, em diversos pontos do itinerário, aves de rapina que se encontram protegidas por lei.

Início em Castanheira de Pera onde são dignos de referência o jardim, a igreja matriz setecentista dedicada a S. Domingos e as belas casas solarengas.

De seguida, toma-se o trajeto ao longo do vale da Ribeira de Pera, pela E.N. 236 e, chegando perto do lugar de Sapateira, entra-se na E.M. 510 até se alcançar a povoação de Bolo.

Aqui seguimos a E.M. 1150 em direção às características aldeias de Pisões e Sarnadas. Chegando ao entroncamento com a E.M. 508, vira-se à esquerda a fim de se alcançar a aldeia de Coentral Grande.

Após este lugar deve visitar-se os poços do séc. XVII (conjunto de três poços do antigo Real Neveiro, de onde saía o gelo para a Corte em Lisboa) e a ermida de Santo António da Neve.


Antigo poço de neve. Serra da Lousã. Coentral

Este lugar constitui um belo miradouro natural. Outro ponto com uma magnífica panorâmica é o Alto do Trevim a 1204 metros de altitude.

Regresso a Castanheira de Pera pela E.N. 236.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o concerto de Jozef Van Wissem

Em parceria com Auditório de Espinho, temos convites duplos para assistir ao concerto de Jozef Van Wissem, no próximo sábado (27 de maio) às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos felizes contemplados.

Passatempo

Ganhe 1 bilhete duplo para o concerto do Momo!

Momo anuncia dois concertos de lançamento de “Voá” em Lisboa e Porto, dias 27 de maio no Maus Hábitos, no Porto, e dia 2 de junho na Casa Independente em Lisboa.Em parceria com a Universal Music, temos convites duplos para oferecer! Passatempo encerrado. Anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
31,082,631