"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Circuito panorâmico na região de Alfândega da Fé

Todo o circuito possui, para além do património natural, outros motivos de interesse, designadamente, o solar setecentista dos Morgados de Vilarelhos, a igreja barroca de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Sambade e a vila de Alfândega da Fé alcandorada próximo do sopé da serra de Bornes.


Alfândega da Fé > Eucísia > Santa Justa > Vilarelhos > Pombal > Vilares de Vilariça > Colmeais > Covelas > Sambade > Alfândega da Fé

Parte-se de Alfândega da Fé para Sudoeste, pela E.N. 215, em direção a Torre de Moncorvo.

Decorridos cerca de 5 km, toma-se a E.M. 587 que passa por Eucísia e Santa Justa, com destino a Santa Comba de Vilariça. Esta parte do trajeto é particularmente interessante pois que daí se avista uma bela paisagem sobre a barragem do Salgueiro.

Logo a seguir à barragem, vira-se em direção a Vilarelhos pela E.M. 588-1.

Chegando a Pombal retoma-se o trajeto panorâmico que liga a Vilares de Vilariça através do C.M. 1151. Daí avista-se a barragem de Burga que recebe as águas da Ribeira de Vilariça (linha subsidiária do Rio Sabor).

A partir daqui prossegue-se por um caminho não pavimentado que faz a ligação com a povoação de Colmeais. Percorre-se um troço de ligação à E.N. 315 (em plena Serra de Bornes). O percurso continua com excelentes panorâmicas, passando por Covelas, Sambade e outra barragem (Estevaínha), no retorno a Alfândega da Fé.

Todo o circuito possui, para além do património natural, (onde se destacam as amendoeiras em flor e cerejeiras, misturadas com olivais), outros motivos de interesse, designadamente, o solar setecentista dos Morgados de Vilarelhos, a igreja barroca de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Sambade (classificada como I.I.P.) e a vila de Alfândega da Fé alcandorada próximo do sopé da serra de Bornes.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganha bilhetes para o musical "Let the Sunshine In"

Em parceria com a ArtFeist Produções Artísticas, oferecemos convites duplos para as sessões de 25 e 26 de agosto (sexta e sábado, às 21h45), no Auditório do Casino Estoril. Participa e... boa sorte!

Visitas
31,613,293