"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Circuito panorâmico na região de Alfândega da Fé

Todo o circuito possui, para além do património natural, outros motivos de interesse, designadamente, o solar setecentista dos Morgados de Vilarelhos, a igreja barroca de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Sambade e a vila de Alfândega da Fé alcandorada próximo do sopé da serra de Bornes.


Alfândega da Fé > Eucísia > Santa Justa > Vilarelhos > Pombal > Vilares de Vilariça > Colmeais > Covelas > Sambade > Alfândega da Fé

Parte-se de Alfândega da Fé para Sudoeste, pela E.N. 215, em direção a Torre de Moncorvo.

Decorridos cerca de 5 km, toma-se a E.M. 587 que passa por Eucísia e Santa Justa, com destino a Santa Comba de Vilariça. Esta parte do trajeto é particularmente interessante pois que daí se avista uma bela paisagem sobre a barragem do Salgueiro.

Logo a seguir à barragem, vira-se em direção a Vilarelhos pela E.M. 588-1.

Chegando a Pombal retoma-se o trajeto panorâmico que liga a Vilares de Vilariça através do C.M. 1151. Daí avista-se a barragem de Burga que recebe as águas da Ribeira de Vilariça (linha subsidiária do Rio Sabor).

A partir daqui prossegue-se por um caminho não pavimentado que faz a ligação com a povoação de Colmeais. Percorre-se um troço de ligação à E.N. 315 (em plena Serra de Bornes). O percurso continua com excelentes panorâmicas, passando por Covelas, Sambade e outra barragem (Estevaínha), no retorno a Alfândega da Fé.

Todo o circuito possui, para além do património natural, (onde se destacam as amendoeiras em flor e cerejeiras, misturadas com olivais), outros motivos de interesse, designadamente, o solar setecentista dos Morgados de Vilarelhos, a igreja barroca de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Sambade (classificada como I.I.P.) e a vila de Alfândega da Fé alcandorada próximo do sopé da serra de Bornes.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Antestreia do filme A PARTIR DE UMA HISTÓRIA VERDADEIRA

Baseado no romance de Delphine de Vigan este filme foi a aposta do Festival de Cannes para ser o filme de encerramento da seleção oficial, extracompetição. Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites para a antestreia em Gaia e Lisboa, dia 20 de dezembro. Habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para o musical POCAHONTAS

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para esta peça de teatro musical que está em cena até 30 de dezembro, nos cinemas UCI do El Corte Inglés, em Lisboa. Participe e... boa sorte!  

Visitas
32,422,690