"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Uma Peça | Um Museu

Armadura Hon Iyozane Nuinobe Do

Exemplar que se inclui no tipo de armadura designada por hon iyozane nuinobe do, o que significa que o peito de armas (do) é constituído por duas partes unidas através de uma dobradiça sob o braço esquerdo (ni mai do). Uma peça do Museu do Oriente.


Armadura do tipo Hon iyozane nuinobe do
Japão, período Edo (1603-1868), séculos XVII-XVIII
Ferro, latão, laca, tecido de linho, lã, algodão, seda, tela, camurça estampada, corno (botões), madeira e couro (caixas)
© Hugo Maertens/BNP Paribas
Museu do Oriente/FO/1083

No lado esquerdo inseriu-se uma bolsa utilitária, útil a uma vestidura sem qualquer outro tipo de bolso.

A par dos elementos heráldicos - visíveis no elmo (kabuto), nas placas em forma de folha que serviam de guarda das presilhas dos ombros (gyogo) e na saia defensiva das coxas (haidate) - e da aplicação de couro estampado, a nota de cor de um conjunto como este é sobretudo dada pelos cordões utilizados (odoshige).

Para além da heráldica, também a guarda de ombros (sode) funcionava como complemento da armadura e como símbolo do estatuto de quem a usava. A máscara me no shita ho (máscara abaixo dos olhos), com nariz proeminente, exibe ainda um bigode longo e um pequeno apontamento de barba. 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
35,885,006