"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Uma Peça | Um Museu

Taça de noz de coco e filigrana de prata

Trata-se de uma peça rara e invulgar não só pela sua cronologia e pela qualidade dos materiais, como pelo expressivo exotismo da montagem em filigrana de prata de feição indiana, atribuível, como outros exemplares conhecidos, às oficinas de Goa. Uma peça do Museu do Oriente.


Taça

Goa, primeira metade do século XVII
Noz de coco e filigrana de prata
Alt.: 13 cm; diâm.: 17,5 cm (eixo maior)
Museu do Oriente/FO/0993

Este exemplar de noz de coco montado em filigrana de prata, exemplifica o gosto pelos materiais exóticos e preciosos. Trata-se de uma peça rara e invulgar não só pela sua cronologia e pela qualidade dos materiais, como pelo expressivo exotismo da montagem em filigrana de prata de feição indiana, atribuível, como outros exemplares conhecidos, às oficinas de Goa. Satisfazendo a ânsia, sobretudo na última fase da renascença, de coleccionar raridades preciosas e exóticas, estes objectos eram avidamente procurados e cobiçados, para as conhecidas Câmaras de Maravilhas pelos grandes coleccionadores europeus de curiosidades naturais e artificiais.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o festival Curtas Vila do Conde

Temos o prazer de oferecer convites duplos para sessões da Competição Nacional, a qual reune o melhor do cinema português produzido em 2017 e 2018 em matéria de curta-metragem. Participe e... habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
34,401,691