"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Uma Peça | Um Museu

Taça de noz de coco e filigrana de prata

Trata-se de uma peça rara e invulgar não só pela sua cronologia e pela qualidade dos materiais, como pelo expressivo exotismo da montagem em filigrana de prata de feição indiana, atribuível, como outros exemplares conhecidos, às oficinas de Goa. Uma peça do Museu do Oriente.


Taça

Goa, primeira metade do século XVII
Noz de coco e filigrana de prata
Alt.: 13 cm; diâm.: 17,5 cm (eixo maior)
Museu do Oriente/FO/0993

Este exemplar de noz de coco montado em filigrana de prata, exemplifica o gosto pelos materiais exóticos e preciosos. Trata-se de uma peça rara e invulgar não só pela sua cronologia e pela qualidade dos materiais, como pelo expressivo exotismo da montagem em filigrana de prata de feição indiana, atribuível, como outros exemplares conhecidos, às oficinas de Goa. Satisfazendo a ânsia, sobretudo na última fase da renascença, de coleccionar raridades preciosas e exóticas, estes objectos eram avidamente procurados e cobiçados, para as conhecidas Câmaras de Maravilhas pelos grandes coleccionadores europeus de curiosidades naturais e artificiais.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do documentário "Maria by Callas"

Em parceria com a Leopardo Filmes, temos o prazer de oferecer convites duplos para a antestreia do documentário MARIA BY CALLAS, de Tom Volf, na próxima segunda-feira, dia 23 de abril às 21h30 no Espaço Nimas. Participe já e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para "5 Lésbicas e uma Quiche"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo que estreia dia 18 de abril no Teatro Armando Cortez - Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o concerto "Horns Ahead"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites para o concerto da Orquestra de Jazz de Espinho, com João Moreira (trompete), dia 21 de abril (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
33,569,546