"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Uma Peça | Um Museu

CONTADOR DE CEILÃO

A decoração exterior, preenche todas as superfícies com delicados e minuciosos motivos vegetalistas em imbricados de enrolamentos sucessivos muito semelhantes aos que se encontram nos têxteis deste período. Uma peça do Museu do Oriente.


Contador

Ceilão, c. 1635-1680
Madeira de cedro (?), papel, marfim, prata e latão
40 × 55 × 35 cm
Museu do Oriente/FO/0631

As ferragens compostas por cantoneiras, charneiras e espelhos de fechadura, são de prata recortada, gravada com motivos vegetalistas, e escurecida. Apresenta argolas para transporte nas ilhargas.
Interiormente, no reverso das portas, a decoração é figurada: o mesmo tipo de complexos enrolamentos enquadra dois painéis centrais onde se representa Adão e Eva no Paraíso, ladeando a árvore da sabedoria. As frentes das gavetas são preenchidas com motivos da fauna e flora locais organizados em simetria segundo eixos formados por árvores. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Festival MUSA CASCAIS

O melhor festival de reggae de Portugal celebra 20 edições e está de volta à Praia de Carcavelos nos dias 5, 6 e 7 de julho.Neste passatempo, temos o prazer de oferecer aos nossos leitores 4 entradas simples (duas para dia 6 e duas para dia 7). Participa e ... boa sorte!

Visitas
34,161,169